Blog de Jair Gabriel > Comprar arte diretamente do Artista. É um bom negócio?
Comprar arte diretamente do Artista. É um bom negócio?
Por Ermanna Cavazzoli em 21 de julho de 2020
Você quer deixar sua casa mais aconchegante? Dar um toque especial de cor e alegria? Ou algo que inspire um sentimento de equilíbrio e paz? Nesse momento de isolamento social valorizamos cada vez mais os relacionamentos humanos, e também nossa casa como refugio e espaço vital para nós e nossa família. Que tal pensar na possibilidade de comprar uma obra de arte que possa proporcionar isso? Para lhe inspirar ou trazer mais beleza? Força ou serenidade? Se você pensa em fazer isso, veja aqui porque é um bom negócio fazer essa compra diretamente do artista. Confira!
Em sua essência, o que há de mais incrível em uma arte de qualidade é a sua originalidade e a capacidade de nós tocar, tocar o nosso ser, nosso sentimento, despertar nossa percepção. E isso é algo que ninguém pode copiar. No momento que o artista se entrega de corpo e alma na execução do seu trabalho, mesmo as mais simples de suas produções, revelam sua sensibilidade, seu imaginário. Os tons de cores utilizados, misturas, formas e características particulares indicam a qualidade, brilho e o valor da obra. Diferente de muitas pessoas que fazem parte de um senso comum e que se passam por artistas sem ter um diferencial. O que justifica porque poucos são os que recebem reconhecimento e despertam o interesse do público.
Indivíduos criativos não seguem o mesmo padrão de pensamento que a maioria das pessoas. Assim, não é tão fácil compreender a lógica de sua atitudes e de seus pensamentos. Seu olhar em relação ao mundo se difere do olhar comum, porque é carregado por distintas histórias. São narrativas que justificam seu diferencial, autenticidade e originalidade. Se você pretende se aproximar de um artista, é essencial que comece a conhecer o seu trabalho. Independente da forma que expresse sua arte, sem duvida há algo especial nele.
Hoje o mundo chegou a um nível de evolução tecnológica que democratizou muito a informação e a arte. Com um clique você pode acessar a historia da arte, acessar obras de grandes artistas, reconhecidos mundialmente, visitar virtualmente acervos de grandes museus, mas também com um clique você pode acessar e conhecer obras de artistas contemporâneos de talento e originalidade, conhecer sua trajetória, sua evolução e o seu olhar sobre o mundo, favorecendo a contribuição que estes artistas podem dar a essa historia. Comprar uma obra de arte hoje não é mais privilegio de uma elite, de poucas pessoas abastadas.
Essa mesma tecnologia que democratiza a informação tornou possível a compra de algo que dificilmente seria alcançado a 10 anos, as vezes por nem mesmo saber que existia, ou por ter um valor acima das suas possibilidades. Essa tecnologia permite hoje, alcançar valores mais em conta para adquirir os objetos do seu desejo.
Comprar a arte diretamente do artista, permite que o valor de compra da obra seja mais acessível, conveniente e com maior flexibilidade em termos de preços e pagamentos. Pois nessa relação não existirá intermediários (galeria de arte, marchan), antigamente tão necessários para divulgar e dar aval ao artista e sua obra. Além do mais pode possibilitar a oportunidade de uma interessante conversa com o próprio artista, normalmente pessoas singulares, com bastantes historias de vida para contar. Isso certamente pode aumentará a sua experiência pessoal do processo de compra.
Nossas emoções também estão presentes na compra de uma obra de arte original. É bem possível que você já tenha ouvido uma pessoa dizer que tem um valor sentimental pela arte que comprou depois de conhecer e muito observar e pensar. As razões particulares de cada um sempre estarão presentes na compra de uma obra de arte. É mais difícil se identificar com uma obra criada de forma aleatória ou em escala. Conhecer pessoalmente o artista que produziu a arte, um pouco da sua historia e sobre seu processo criativo, agrega um maior valor sentimental. Promovendo uma admiração, que é inevitável, não só pelo valor que sua arte tem, como também pela ligação única com este processo de compra e a experiência específica que você teve ao faze-la.
Já imaginou o que seria esse mundo sem arte? A própria criação do mundo é a maior obra de arte, na natureza temos sua maior expressão e fonte de inspiração. Muitos dizem "A arte transforma" e transforma mesmo não somente quem a produz mas também quem a contempla. A arte é vida, Quando compramos uma obra de arte estamos incentivando a produção artística, estamos indiretamente dizendo para o artista continue na sua jornada criativa.
Além do encantamento que a obra produz, da afinidade que sentimos com a proposta retratada artisticamente, do sentimento que desperta em nós, temos que saber bem claramente que estamos comprando algo que é único e exclusivo. Por isso algumas obras atingem preços altíssimos.
A obra de arte é algo duradouro no tempo, vemos obras que chegaram até nós atravessando os séculos. Dependendo da trajetória do artista, ela tem toda condição de se valorizar com o passar dos anos, o que torna o ato de comprar arte, muitas vezes, um bom ou até mesmo um ótimo investimento econômico.
Se você quer saber mais sobre compra de obra de artes ou como a arte pode influenciar positivamente sua vida, assine nossa newsletter preenchendo o cadastro abaixo e receba por email novos conteúdos semanalmente na sua caixa entrada!