Blog de Jair Gabriel > O pontilhismo de Jair Gabriel na opinião de especialistas

O pontilhismo de Jair Gabriel na opinião de especialistas

Por Ermanna Cavazzoli em 21 de setembro de 2020

A originalidade presente na obra de um artista plástico é evidenciada pela sua forma única e verdadeira de expressar sua visão de mundo através das cores, tons, traços e elementos que compõe seu trabalho. Ele consegue deixar registrado uma marca em suas pinturas, que em muitos casos permite identifica-las sem precisar ver sua assinatura na tela.

Nesse sentido, para alguém que já viu o trabalho de Jair Gabriel, é tranquilamente possível reconhecê-lo, ao passar rapidamente ou a distância pelo mesmo. Por conta fundamentalmente da beleza, naturalidade e simplicidade trazida com a sua maestria na execução do pontilhismo. “A surpreendente pintura de Jair Gabriel, viva e bela, feita de arte e invenção, me comove. Suas cores vibrantes, a delicadeza, a força e a elegância de suas figuras, sobretudo as dos pássaros, me encantam. Costumo dizer – e é verdade – que gosto de um quadro quando ele me enternece, me comove. Os quadros de Jair Gabriel conseguem isso de mim”, disse Zélia Gattai, paulista, escritora, fotógrafa e memorialista.

A sintetização com o pontilhismo

De acordo com a crítica de arte baiana Matilde Matos, o desenho de Jair Gabriel é sintético, de uma simplicidade absoluta, e suas formas se repetem quase iguais nos quadros. A espantosa habilidade em desenvolver o pontilhismo promove o estilo e a qualidade da pintura do artista, que substituiu as pinceladas pelos pequenos círculos e com eles cobre toda a superfície da tela. Segundo ela, desde Seurat, vários artistas recorreram ao pontilhismo. Mas o que diferencia o trabalho de Jair é a combinação inusitada deste tipo de pintura com vertente popular do tema, desenho e composição. E  que pelo domínio incomparável dessa técnica que estimula o movimento e a atração das cores, Jair Gabriel imprime nova vida aos mesmo velhos motivos.

O despertar para o amor pela natureza

O artista plástico e cineasta Chico Liberato, ressalta: "Jair Gabriel é um exemplo de como construir individualmente o seu próprio caminho e desenvolvimento. Ele consegue despertar o olhar do espectador amante da natureza para os conteúdo da vida presentes no mundo vegetal e animal, para a beleza das aves, das cores, e para a pureza do universo existente e transcendente da nossa imensa floresta amazônica, local onde viveu e que expressa em sua pintura. Esta é a sua contribuição: o despertar para o amor pela natureza, para a essência interativa da vida animal e vegetal em nosso mundo".

Jair Gabriel do seu Ateliê
A forma como a fauna e a flora amazônica são exuberantemente exibidas nas produções de Jair Gabriel, exemplifica esse despertar para o amor pela natureza. É por ter vivido praticamente os primeiros quinze anos de sua vida nos seringais da floresta amazônica, acompanhando o pai seringueiro e ele mesmo vindo a exercer esse trabalho, que pode, como poucos, em sua obra, reverenciar a natureza com tamanha candura e devoção como cabe a quem conhece de perto os seus motivos, trazendo assim um equilíbrio interno que é um convite a contemplação.

Ineditismo e sensibilidade

Edison da Luz, Artista Plástico, destaca a clareza e o caráter próprio dos trabalho de Jair Gabriel: "Em suas obras não encontramos reflexo algum da rigidez das paisagens da floresta Amazônica, nem qualquer paralelo com a arte dos artistas urbanos primitivos/ingênuos que se deixam vivenciar mais pela arquitetura, deixando de lado o sentimento e a criatividade". Edison salienta ainda sobre a serenidade e a delicadeza bastante presente nas pinturas do artista Jair Gabriel: "Uma pintura feita com sensibilidade e desprendida, é uma arte calma, contemplativa, construída numa delicada composição de cores leves e serenas, escolhida com uma qualidade excepcional, cujos caracteres são a força e a intuição. A cor, acima de tudo, é o que o artista procura evidenciar em sua arte; cada tom deverá revelar sua intensidade".

Quadro Inspirando Ternura
A respeito da contribuição de Jair Gabriel para as artes plásticas, Edson da Luz fala também: "Jair Gabriel, sem duvida alguma, é um artista que deve ser visto como mais um que contribui para com a arte contemporânea e para a evolução da arte brasileira".

Pintura que encanta

Na opinião do critico de arte e artista plástico César Romero, a arte de Jair Gabriel evidencia a cor, aspectos geométricos, imagens espelhadas, também construtivistas. E questiona: "Seria o artista um pontilhista construtivista com expressão surreal?"

Romero afirma ainda que: "A pintura de Jair Gabriel é encantatória, guarda a essência do pintor, sua digital e constrói seu destino".

Nesse post você viu um resumo do que alguns especialistas já falaram a respeito da pintura produzida pelo artista plástico Jair Gabriel. Mas se quiser conferir estas opiniões na integra, clique aqui e acesse nossa sessão de depoimentos. E se ainda não recebe nossos conteúdos direto na caixa de entrada do seu e-mail, assine agora nossa newsletter preenchendo o cadastro abaixo.


Newsletter - Cadastre seu email aqui e receba conteúdos úteis antes de todo mundo.

pt_BR