DEPOIMENTOS

Profissionais e personalidades que reconhecem a qualidade do trabalho de Jair Gabriel.

César Romero – Artista Plástico e Critico de Arte

A arte de Jair Gabriel evidencia a cor, aspectos geométricos, imagens espelhadas, também construtivistas. Seria o artista um pontilhista construtivista com expressão surreal? A pintura de Jair Gabriel é encantatória, guarda a essência do pintor, sua digital e constrói seu destino.

Matilde Mattos – Critica de Arte

A arte de Jair Gabriel é toda voltada para a essência vital da natureza, reverenciada em cada tela. Sobre os motivos da fauna e flora amazônicas, prevalece na sua pintura a compreensão da natureza, cujo processo o artista apreende no pontilhismo estonteante das retícula. O desenho de JG é sintético, de uma simplicidade absoluta, e suas formas se repetem quase iguais nos quadros. A espantosa habilidade em desenvolver o pontilhismo promove o estilo e a qualidade da pintura do artista, que substituiu as pinceladas pelos pequenos círculos e com eles cobre toda a superfície da tela. Desenhados um a um, monocromáticos ou ganhando a superposição de outros em nova cor, JG compõe assim os motivos, e torna visível a paisagem ao fundo, imprimindo sombras e movimento á composição. Se pela constante variação de tamanho e cores das retículas para definir cada forma, o artista assegura a vibração do seu estilo, da observação apaixonada da natureza aprendeu lições repetidas na geometria excêntrica de sua teia que foge da exatidão para se adaptar ao espaço, na simplicidade do desenho em contraste com a exuberância do tratamento, e na incrível variedade dentro da repetição. Uma simples mudança de cor ou composição e os pássaros de JG ganham novo aspecto, como bichos da mesma espécie que nunca são iguais, exibindo cada um seu encantamento especial. Observar como as mudanças se efetuaram de um quadro a outro é experiência que não cansa, também semelhante á contemplação das criações da natureza. Pelo domínio incomparável dessa técnica que estimula o movimento e a atração das cores, JG imprime nova vida aos mesmos velhos motivos.

Desde Seurat, vários artistas recorreram ao pontilhismo. O que diferencia o trabalho de Jair é a combinação inusitada deste tipo de pintura com vertente popular do tema, desenho e composição. Pelo domínio incomparável dessa técnica que estimula o movimento e a atração das cores, Jair Gabriel imprime nova vida aos mesmo velhos motivos.

Zélia Gattai – Escritora

A surpreendente pintura de Jair Gabriel, viva e bela, feita de arte e invenção, me comove. Suas cores vibrantes, a delicadeza, a força e a elegância de suas figuras, sobretudo as dos pássaros, me encantam. Costumo dizer – e é verdade – que gosto de um quadro quando ele me enternece, me comove. Os quadros de Jair Gabriel conseguem isso de mim.

"Mestre Jair… além de grande conhecedor dos mistérios da mata virgem, de sua fauna e de seus índios, é um artista de mão cheia. Seus quadros, de uma delicada e forte pintura primitiva já correram o Brasil e o mundo em exposições de sucesso."

Chico Liberato – Artista Plástico e Cineasta

A historia das artes plásticas vem se desenvolvendo através do tempo, tomando como referencial as contribuições representativas desta história. O desenvolvimento cultural logrado por tais contribuições reflete, principalmente, influências das atividades religiosas e econômicas no espaço e tempo vigentes. No entanto, contribuições espontâneas de artistas talentosos enriquecem a percepção visual e a beleza da expressão plástica de forma individual. Jair Gabriel é um exemplo de como construir individualmente o seu próprio caminho e desenvolvimento. Ele consegue despertar o olhar do espectador amante da natureza para os conteúdo da vida presentes no mundo vegetal e animal, para a beleza das aves, das cores, e para a pureza do universo existente e transcendente da nossa imensa floresta amazônica, local onde nasceu, viveu e que expressa em sua pintura.Esta é a sua contribuição: o despertar para o amor pela natureza, para a essência interativa da vida animal e vegetal em nosso mundo.

Edison da Luz – Artista Plástico

A arte de Jair Gabriel amadureceu lentamente, atingindo através desse processo clareza e caráter próprio. Em suas obras não encontramos reflexo algum da rigidez das paisagens da floresta Amazônica, nem qualquer paralelo com a arte dos artistas urbanos primitivos/ingênuos que se deixam vivenciar mais pela arquitetura, deixando de lado o sentimento e a criatividade.

Uma pintura feita com sensibilidade e desprendida, é uma arte calma, contemplativa, construída numa delicada composição de cores leves e serenas, escolhida com uma qualidade excepcional, cujos caracteres são a força e a intuição. A cor, acima de tudo, é o que o artista procura evidenciar em sua arte; cada tom deverá revelar sua intensidade. Jair Gabriel, sem duvida alguma, é um artista que deve ser visto como mais um que contribui para com a arte contemporânea e para a evolução da arte brasileira.

Michelle Olivera – Jornalista

Feliz em poder levar para minha nova morada a arte desse artista que tanto admiro! Trabalho belíssimo em pontilhismo, com características próprias, reconhecido não só no Brasil mas around the world.

Ramiro Magalhães – Artista Plástico

Lulendo de Angola – Músico

pt_BR