Jair Gabriel's Blog > Como escolher a moldura certa para a sua obra de arte?
Como escolher a moldura certa para a sua obra de arte?
By Ermanna Cavazzoli in 28 de October de 2020
Escolher a moldura errada pode causar distração e/ou comprometer a qualidade do seu quadro. Enquanto uma escolha certa pode favorecer a beleza dele e o que você deseja transmitir no seu ambiente.
Embora o gosto pessoal e a subjetividade estejam presentes nas escolhas que você faz, aqui estão algumas dicas básicas uteis para lhe auxiliar a decidir qual moldura usar para sua obra de arte. Pois além das características estéticas, outros fatores precisam ser considerados.
Complementaridade entre a pintura e a moldura
Atualmente as opções de molduras são praticamente infinitas, já que estão disponíveis em muitos estilos, materiais e cores, sejam elas brilhosas ou opacas, de madeira ou metal. No entanto, uma vez que são vistas em conjunto, devemos nos lembrar que a obra de arte e sua moldura devem ser complementares. Ou seja, é importante evitar, por exemplo, que as molduras chamem mais atenção do que a obra ou que as cores delas sejam muito semelhantes as cores da tela.
Confie no seu gosto e em como a obra de arte é apresentada do ponto de vista visual. Use o preto ou branco quando tiver com dúvidas sobre que cor utilizar. Eles funcionam bem com a maioria dos interiores e obras. Molduras pretas têm o potencial de adicionar um toque de seriedade, enquanto as molduras brancas funcionam bem com obras coloridas e paredes brancas, trazendo leveza e alegria ao ambiente.
Observe quais são as cores dominantes e como uma moldura pode complementar a composição geral dela. As pinturas a óleo permitem mais flexibilidade na escolha de molduras de madeira mais volumosas, mas também devem seguir o que a pintura evoca, seu "peso" e o local em que será colocada.
Portanto, considere o espectro de cores existentes na pintura e escolha uma cor para a moldura que dialogue harmoniosamente com ela, fazendo com que à primeira vista, as suas cores dominantes se destaquem imediatamente e transmita a impressão que você deseja em seu ambiente.
Manutenção da integridade e da beleza da obra
As pinturas a óleo já existem há séculos, muito antes de as pessoas conseguirem produzir molduras de vidro em grandes tamanhos e quantidades que pudessem cobrir a tela.
O óleo, ao contrário do acrílico ou da aquarela, não seca com a evaporação da água, mas por meio da oxidação.
Embora uma pintura a óleo concluída possa parecer seca ao toque, e possivelmente seja segura para manusear depois de algumas semanas, não ficará totalmente seca por décadas. Quanto mais espessa for a camada de tinta a óleo sobre tela, maior será a probabilidade de ela rachar, pois a tinta ainda é considerada instável.
Nesse sentido, quando você for exibir obras de arte pintadas a óleo em seus ambientes e queira cuida-las de forma especial, saiba que o vidro também exerce um papel bastante relevante na moldura para manter a integridade e a beleza delas. Já existem inclusive, vidros antirreflexo específicos para molduras, que recebem tratamentos para possibilitar a redução do brilho e impedir que o reflexo da luz externa não comprometa a exibição do trabalho artístico.
Ao usar vidros em quadros, o Paspatur (ou Passe-partout) é algo importante a ser considerado na escolha das molduras. Pois ele garante que o vidro não tenha contato físico com a pintura, possibilitando um afastamento de no mínimo 1,5 mm, que é o suficiente para permitir que entre a tela e o vidro exista uma camada de ar que conserve a obra por muito tempo. Tem Paspatur que são fabricados com PH neutro para contribuir com a conservação da tela. E ele traz tambem mais elegância aos elementos que compõe seu quadro.
A preferência pessoal deverá sempre prevalecer, mas lembre-se que a escolha de uma moldura não deve levar em conta apenas o aspecto estético (cores e os materiais certos), as molduras servem principalmente para proteger a obra contra a degradação e os fatores externos a longo prazo.
Essas são algumas de muitas outras dicas sobre molduras que pretendemos trazer aqui no Blog. Portanto, se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos que falem como as obras de arte podem influenciar positivamente sua vida, assine nossa newsletter preenchendo o cadastro abaixo para receber por e-mail novos conteúdos na sua caixa entrada ou preencha nosso formulário de contato e nos envie um comentário!